CâncerPlanetas

Planeta regente de Câncer

Você sabia que todos os signos do zodíaco possuem planetas regentes que os governam e dão características importantes para os nativos de cada signo? Esse é o caso do planeta regente de Câncer e dos demais signos do zodíaco.

Câncer, por exemplo, é um signo muito ligado à família, emotivo e sensível, graças às influências do seu planeta regente. Por isso, entender mais sobre a nossa personalidade e o que nos move requer descobrir particularidades do Mapa Astral, como o planeta regente. 

Se você é canceriano ou possui ascendente em Câncer, veja neste conteúdo como o seu planeta regente influencia em sua vida e quais são as características herdadas desse astro.

O que é planeta regente?

Para começar, entenda que planeta regente configura-se como um astro responsável por dirigir, comandar, influenciar e reger um signo do zodíaco. No Mapa Astral, astros como os planetas, cometas, Lua, Sol e muitos outros, possuem um papel muito importante na construção da personalidade, das motivações, das virtudes e dos defeitos de uma pessoa.

No caso dos planetas regentes, eles são divididos em três principais categorias: os planetas sociais, planetas geracionais ou transpessoais e planetas pessoais. Confira a seguir os astros que representam cada uma dessas categorias de planetas regentes:

  • Planetas geracionais ou transpessoais – Plutão, Urano e Netuno;
  • Planetas sociais – Júpiter e Saturno;
  • Planetas pessoas – Sol, Lua, Mercúrio, Marte e Vênus.

Sendo assim, podemos dizer que o planeta regente é o que determina as características de um signo, sendo o principal responsável pelos atributos mais marcantes dos nativos de cada signo do zodíaco.

Qual é o planeta regente de Câncer?

O planeta regente de Câncer é a Lua, embora o satélite natural da Terra não seja um planeta. Esse astro regente faz com que o canceriano tenha essa personalidade imaginativa, preocupada e fantasiosa. É o que traz as emoções à flor da pele na vida do canceriano, além de todo o drama pelo qual as pessoas de Câncer são conhecidas.

Câncer também carrega em si a característica da imprevisibilidade, algo influenciado pela Lua, assim como a capacidade de ter seu humor alterado constantemente. No mesmo momento que está feliz, de repente está triste ou com raiva. É a intensidade das emoções com que os cancerianos precisam lidar internamente.

A Lua, regente de Câncer, está associada à Casa 4 do Mapa Astral. No simbolismo, esse astro regente significa: afetividade, sensibilidade, raízes, lar, proteção, fertilidade, imaginação, fantasia, segurança, recordações, mágoas e memórias. Já deu para perceber o quanto tudo isso faz parte da personalidade dos cancerianos, não é mesmo?

Assim como a Lua possui diversas fases e é capaz de influenciar em várias coisas aqui na Terra, como no ritmo das marés, esse satélite natural que é o planeta regente de Câncer também faz com que os nativos desse signo vão de um extremo a outro em instantes. 

Esse regente também traz muita sensibilidade ao signo de Câncer, tanto emocional quanto espiritual. Além de oferecer um contato intenso com as profundezas interiores dos cancerianos, como a busca pelo autoconhecimento, pelo resgate de suas raízes e pelo convívio familiar. 

E sabe por que os cancerianos são tão ligados à família? A Lua representa a figura da mãe, é um astro que representa a vida, por isso, os cancerianos gostam tanto de estar com a família e possuem esse senso protetor e cuidadoso.

Características do regente de Câncer

O planeta regente de Câncer, que é um satélite natural na verdade, é a representação do inconsciente, do interior e também dos sentimentos. A Lua faz com que os cancerianos tenham uma alta capacidade de cuidar e se relacionar com o próximo. Por isso, são pessoas muito atenciosas, carinhosas e confiáveis, sendo muitas vezes chamadas de “grudentas” por causa dessas características.

Algo muito particular dos cancerianos é a nostalgia, uma característica oferecida pela Lua que faz uma ligação com o passado, com as raízes e a história das pessoas desse signo. 

Embora seja muito bom saber suas origens, ter raízes e história para se orgulhar, essa característica também pode ser um ponto negativo para o canceriano que se prende ao passado e se esquece de viver o momento presente. Por isso, não é incomum que cancerianos tenham mais dificuldade em superar traumas e dores do passado.

A sensibilidade oferecida pela Lua também faz com que os cancerianos sejam muito intuitivos. Quando eles desconfiam de algo ou acreditam em alguma coisa, pode ter certeza que é o instinto desses nativos em ação. 

Por ser um signo muito familiar, as mulheres cancerianas são mães natas e possuem um enorme instinto materno. No caso dos homens cancerianos, há uma parte feminina dentro deles que os oferece sensibilidade, proteção e o senso de paternidade.

Pontos positivos

Todas essas influências da Lua no signo de Câncer fazem com que esse astro regente ofereça os seguintes pontos positivos aos cancerianos: sensibilidade, altruísmo, carinho, proteção, intuição, atenção, maternidade ou paternidade e confiança.

Pontos negativos

Já os pontos negativos deixados pelo planeta regente de Câncer aos nativos desse signo são: instabilidade emocional, ciúmes, apego ao passado, carência, possessividade, pouco foco, oscilação do humor e dispersão.

Influência da Lua em Câncer

Para finalizar, vimos neste conteúdo que os cancerianos são regidos pela Lua, que não é um planeta, mas que se comporta como planeta regente deste signo no Mapa Astral. A Lua possui características próprias, como o seu lado feminino, a fertilidade, a intensidade nas emoções e o apego ao passado. Essas e muitas outras características moldam a personalidade dos nativos de Câncer.

Além daqueles que possuem o signo de Câncer como signo solar, é importante lembrar que muitas dessas características também estão presentes na vida dos que possuem ascendente em Câncer. Nesse caso, esses traços aparecem na forma como essas pessoas se apresentam para o mundo. 

Portanto, a Lua como regente de Câncer é responsável por tornar os cancerianos tão dramáticos, emotivos, sensíveis, protetores, maternais, instáveis, ligados à família, possessivos, carentes, intuitivos e altruístas. 

Gostou deste conteúdo? Então veja mais artigos como esse sobre signos, Mapa Astral e muito mais aqui no site.

Cuque Swan

Trabalho com Astrologia desde 2014, mergulhei nos estudos em várias terapias holísticas priorizando a saúde física, mental e espiritual. Já fiz mais de 1.500 atendimentos e mapas astrais no Brasil e no mundo.

Leia também

Botão Voltar ao topo